O Programa de Pós-graduação em Letras, Curso de Mestrado Acadêmico, teve parecer favorável da 161ª Reunião do Conselho Técnico Científico (CTC) CURSOS NOVOS, realizada de 7 a 11 de dezembro de 2015, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), obtendo conceito 3.
Obteve renovação de reconhecimento por meio de homologação do Parecer CNE/CES 487/2018 - Avaliação Quadrienal 2017, Portaria 0609 de 18/03/2019 (link).
O Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLetras) está localizado no município de Sinop, no Estado de Mato Grosso.
A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), ao propor o Curso de Mestrado na área de Letras considerou o objeto de pesquisa a que pretende interrogar e desvendar: a diversidade linguística marcada pelo amálgama do colonizador em contato com línguas nativas e a diversidade literária da produção de autores que escrevem no Estado e acerca do Estado, inter-relacionados à produção nacional e a de países de Língua Portuguesa com as quais autenticam, exemplarmente, o universo conceitual referente à interculturalidade.
Esse é o vértice que configura o Programa, aliado à experiência do corpo docente no ensino, pesquisa e extensão.
O Programa possui uma área de concentração “Estudos Linguísticos e Literários”: Estudos dos fenômenos linguísticos marcados pelo contato da língua do colonizador com as línguas nativas em contexto amazônico e da diversidade literária produzida na região e seus possíveis diálogos com a produção nacional e a de países de Língua Portuguesa no universo conceitual referente à interculturalidade.
As linhas de pesquisa do Programa são:
Estudos Linguísticos - Esta linha se dedica ao estudo de teorias e usos da linguagem na relação sujeito e sociedade, com ênfase no contexto linguístico-cultural da Amazônia, a partir da descrição e análise linguística referentes a texto, discurso, variação e diversidade na interface morfossintático-semântica e fonológica, da constituição identitária, da formação docente e do ensino e aprendizagem de línguas.
Estudos Literários - Esta linha se dedica ao estudo da literatura enquanto objeto artístico, compreendido em suas articulações em contexto nacional e internacional, enquanto agência de formação do leitor nos múltiplos letramentos, considerando as pesquisas dos processos interculturais e identitários de regiões de Amazônia.
Objetivos do Programa:
- Desenvolver pesquisas em Linguística e Literatura, visando à compreensão da linguagem em suas manifestações sociais, culturais e históricas no contexto da Amazônia;
- Contribuir no aprofundamento das investigações referentes às diversas manifestações linguísticas nos contextos social e cultural; e
- Ampliar os estudos acerca do objeto literário e das relações entre literatura, teorias críticas e demais linguagens artísticas.
Alinha-se a esses objetivos, a criação de mecanismos para intensificar a produção científica articulada e produzida pelos docentes e mestrandos a partir dos conceitos fundantes das disciplinas, linhas de pesquisa, projetos e grupos de pesquisa.
Ao cumprir com o proposto nos objetivos, entende-se que o pós-graduado deverá ser capaz de estudar os fenômenos linguísticos e literários em âmbito global para incidir na releitura do contexto regional, para interpretar a rede de significados emergentes da mistura de falares, de costumes, crenças, representações, entre outros, dentro da qual se enlaçam conflitos e diálogos possíveis de serem analisados à luz da linguagem.
Assim, o profissional será impulsionado a direcionar o olhar para as manifestações linguísticas presentes na região em que nativos e migrantes estendem um leque de variações significativas na composição do perfil mato-grossense. Além da variedade linguística, que naturalmente implica diversidade cultural, o pós-graduado voltará a atenção, também, para a produção literária existente na região, pela qual se revelam as imagens que constituem a cultura e o homem, alicerçadas nos elementos da terra, da fauna, da flora, da dança, das festas religiosas, da comida, do vestuário, dos conflitos econômicos, dentre outros fatores que se oferecem à literatura como matéria-prima imprescindível para se desenhar o mosaico representativo da região.
Apoiado nesses pilares, o pós-graduado será efetivamente capaz de compreender a constituição histórica do sujeito ante o local em que habita, bem como estabelecer conexões com o universo linguístico e literário no qual se insere como pesquisador, docente e formador de futuros docentes e pesquisadores.